Bibliotecarios 2.0

Profissionais de Informação Documentação, de lingua Portuguesa que se sentem 2.0

Venho a este forum... pedir opiniões sobre este tema «biblioteca com valores».
O resultado é ilucidar-me na concretização de um projecto de investigação sobre esta temática... que ainda está a "marinar"...

desde já obrigado pela vossa ajuda... Bibliotecários 2.0's.

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Biblioteca com valores pode levar-nos a pensar em muitas e variadas coisas.
O que pretende especificamente?
Que tipo de valores?

Responder esta

Não sei se sou capaz de colocar a questão, mas vou tentar...

Que valores deve ou oferece a biblioteca?

que valores busca o utilizador da biblioteca...

eu sei que é muito abrangente... porém procuro ter opiniões...

Obrigado.

Responder esta

Ora bem, quanto aos valores que a Biblioteca oferece, ou devia oferecer, isso está bem explicito no "código de ética para os profissionais da informação" e no "Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Publicas", onde alguns pontos do mesmo servem para qualquer tipo de Biblioteca.

No código de ética são abordados pontos como:
- liberdade intelectual: facilitar o acesso; colecções adequadas as necessidades dos utilizadores; fazer uma selecção de forma a equilibrar a oferta e a procura… entre outros…
- Privacidade dos utilizadores dos serviços de informação: utilização dos dados dos utilizadores apenas para o fim para que foram recolhidos; não divulgar dados de carácter privado; acesso aos dados pessoais apenas por funcionários da instituição… entre outros…
- Profissionalismo: desempenho profissional competente; aumentar o conhecimento publico; procurar o continuo desenvolvimento profissional; contribuir para a definição de uma politica de informação; entre outros….

No manifesto da UNESCO, encontramos um item que refere a missão das Bibliotecas Publicas, no entanto esta missão não é só para elas:
- Criar e fortalecer hábitos de leitura
- apoiar a educação individual e a autoformação
- estimular a criação e imaginação
- promover o conhecimento sobre a herança cultural
- facilitar o acesso as diferentes formas de expressão cultural
- facilitar o dialogo intercultural
- apoiar a tradição oral
- proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais
- facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática
- apoiar, participar, e se necessário criar programas e actividades de alfabetização para os diferentes grupos etários

No que diz respeito aos utilizadores, basta pormo-nos no lugar deles, porque também deveremos ser utilizadores de bibliotecas e serviços de informação, e pensar no que esperamos da mesma:

- privacidade
- resposta às nossas necessidades
- condições para acedermos à informação, como uma sala de leitura ou pc’s com acesso à Internet
- respostas às nossas perguntas sobre a utilização dos serviços
- um espaço onde possamos estudar e realizar as nossas investigações
- …..

Espero ter conseguido responder à pergunta, pois não sei se era bem isto que pretendia.

Responder esta

Obrigado... Agora estou a desenvolver um novo tema...

O Manual de Procedimentos de uma Biblioteca escolar, conheces algum?

Responder esta

Valores em que sentido? Valores éticos? Valores profissionais?
É que é muito abrangente. Um valor que eu acho que deve ser preservado, pelo menos na área em que trabalho, é o valor de "herança" não no sentido tradicional de património cultural (história, memória, relíquia) mas no sentido de algo que recebemos de quem nos antecedeu e legamos a quem nos sucede. O que deixamos depois de nós? Qual a nossa "pegada" para o futuro. Tenho documentos com 200, 300, 500 anos que chegaram até aos meus leitores. Será que os leitores daqui a 500, 300 ou 200 anos vão ter acesso aos mesmos documentos? Qual o preço a pagar por uma acessibilidade que se quer total?
É que, respondendo também à Dora, não basta colocarmo-nos no lugar dos leitores. O leitor quer ter acesso à informação (ou ao documento). Mas o nosso papel é de mediador e de avaliador. O leitor pode querer ter acesso a uma informação à qual não tem direito (por ser confidencial, por ser desadequada à sua idade) e nós não podemos ser acríticos. O leitor pode querer ter acesso a um documento raro ou em mau estado (pode não se contentar com o suporte em microforma ou digital) e nós temos de recusar. É o nosso dever. Em nome de valores que, em alguns casos, se sobrepõem ao interesse individual do utilizador. As coisas nem sempre são óbvias...

Responder esta

Obrigado... Agora estou a desenvolver um novo tema...

O Manual de Procedimentos de uma Biblioteca escolar, conheces algum?

Responder esta

Boa Tarde

Relativamente a questão do Manual de Procedimentos de uma biblioteca escolar , o link abaixo pode ajudar penso eu de que...

http://www.rbe.min-edu.pt/documentos/index.htm

Responder esta

RSS

Sobre

Julio Anjos Julio Anjos criou esta rede social no Ning.

Badge

Carregando...

© 2009   Criado por Julio Anjos no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço